Pet tem depressão?? Vc vai viajar e seu Pet sente Saudades??

in Espiritismo/animais, Temas by on abril 19th, 2013Sem comentarios

O que é depressão canina?

A depressão nos cães embora pouco difundida é real e muito triste.

Pode ser relacionadas a medo, fobias, ansiedade e desordens obsessivo-compulsivas. A ansiedade provocada pelo estresse de forma crônica ou aguda(traumática), leva a sintomas que por muitas vezes dificulta encontrar a verdadeira causa: Apatia, inapetência e isolamento social.

cao_mala

Entre as causas mais comuns do estresse nos cães estão as mudanças na rotina, perdas afetivas por morte ou ausência de um membro do grupo, introdução de novo membro ao grupo ( outros animais ou pessoas estranhas), perda de liberdade, experiências traumáticas vividas na infância, solidão e ou abandono.

Não existe predisposição racial, mas em geral os mais afetados são os cães de companhia, os mais humanizados, pois possuem grande dependência emocional, seus instintos são anulados, possuem pouca autonomia e são afetados demais pelo estado emocional dos seus donos, infelizmente sofrem pela perda de seu brilho de vida, consequentemente “Apagam sua luz”.

È importante que fique atento aos sintomas de depressão pois os animais deverão ser tratados de forma individual por um especialista comportamental e Floral, pois o importante é descobrir a verdadeira causa e trata-la especificamente com dicas comportamentais e com os Florais de Bach o animal e sua família.

Sintomas:

· Apatia

· Falta de apetite

· Tristeza

· Baixa interatividade e resposta a estímulos

· Isolamento

· Intolerância ao toque físico…

Esses sintomas diferem em intensidade e podem surgir de forma lenta e gradual. Cabe ao proprietário perceber as sutis mudanças de comportamento do animal e buscar ajuda antes que o problema se agrave.

É importante que antes da pesquisa pela depressão o animal seja avaliado por um médico veterinário para descartar qualquer doença física.

Uma pergunta que me fazem com freqüência é:

“O que devo fazer para que meu cão não fique depressivo se ele fica o dia inteiro só em casa?”

Um fato importante a ser deixado claro é que a maioria dos cães conseguem lidar bem com a ausência do dono, principalmente se ele foi criado de maneira independente e estimulado a ter autonomia, respeitando seus instintos.

O problema acontece quando o cão é extremamente humanizado, emocionalmente dependente e seu proprietário estimula mais ainda essa dependência, ao exagerar na atenção quando está em casa, fazendo com que alguns cães têm dificuldade em se separar do dono, esses animais acabam desenvolvendo um outro problema que nós chamamos de ansiedade de separação, que é diferente de depressão.

Se desde filhote o cão entende as regras do ambiente e percebe que durante algumas horas ele vai ficar só,e seu dono também entende e não se sente culpado, o animal irá se adaptar a isso.

Cães equilibrados procuram tirar sonecas ou se distraem roendo ossos de longa duração ou com brinquedos que estimulem sua criatividade. O proprietário deve deixar sempre à disposição do animal opções para ele se distrair enquanto estiver sozinho.

Faz parte da natureza do cão gostar de companhia e pedir atenção. Algumas raças são naturalmente mais independentes e mais tranqüilas, portanto cabe ao dono escolher uma raça que melhor combine com seu estilo de vida.

Como tratar a depressão??

Os Florais de Bach atuam de forma maravilhosa, mas de forma individual.

Como exemplo uma animal que encontra-se depressivo secundário a viagem e conseqüente ausência do dono que ele tanto ama, pode estar depressivo por saudade, nesse caso o Floral de Bach mais indicado é oHoneysuckle .

Em alguns casos se faz necessário a utilização em conjunto de alguma medicação alopática.

“Cuide do seu Pet, ame mas respeite sua natureza, seu cão é um cão e não uma criança”,embora eu saiba que o amor é o mesmo….

Sobre o autor

Sem comentarios

Comente este conteudo